Páginas

9 de jan. de 2012

As 3 "versões" de Jesus - Jesus, o Homem

Quero começar essa postagem (aliás, a primeira de 2012) com uma frase que li esses dias em um livro de John Piper que mexeu muito comigo:

"Jesus como é revelado na Bíblia tráz consigo uma glória - uma beleza espiritual incomparável - que pode ser visto como uma verdade que por si só é evidenciada. É como ver o sol e saber que ele é luz e não trevas."

Esses dias, enquanto lavava a louça, e conversava com Deus, refletia sobre o que Jesus era/é. Jesus ao mesmo tempo em que é Deus, se tornou homem e como homem foi convertido em sacrifício vivo para ser entregue no altar. São complexos papéis representados em um mesmo homem que se desfez de toda sua glória na eternidade e seu "status" para ser diminuido a nós. Pensando em tudo isso separei três tópicos que, em meio as minhas orações, percebi serem as 3 "versões" (e que fique claro que esse termo só foi usado porque não consegui achar um melhor, rs) de Cristo: Jesus, o Homem; Jesus, Deus; Jesus, o Salvador.
Hoje quero falar sobre o Jesus que a gente esquece que existiu, o Jesus HOMEM (de carne, osso, pele, tecido, órgãos e todo o resto do sistema humano).

1. Jesus, o Homem.
Não sei se algum dia você já parou pra pensar que Jesus foi H.O.M.E.M em todo o contexto que isso implica. Pensa comigo, Jesus foi criança. Na verdade, acho que Jesus foi aquele filho que TODA mãe deseja ter. Você consegue imaginar Jesus fazendo birra com Maria? Imagina se um dia Maria falasse da cozinha: "Jesus, vai na padaria comprar pão, mortadela e leite!" e Ele respondesse da sala "Pô mãe, tô no meio do God of War II, manda o Tiago ir comprar!". Vale ressaltar que retardar obediência é o mesmo que desobedecer, então se Jesus fizesse isso ele estaria pecando contra a autoridade de Maria sobre Ele. Posso afirmar tranquilamente que Ele nunca fez isso. A Bíblia diz que Ele foi entregue sem pecado algum (Jo 1:14), isso inclui desobediencia (lembrando aos navegantes que desobediência também é pecado.. tem gente que esquece disso, né).
Jesus também foi adolescente. POIS É, Jesus também teve uma coisa chamada PUBERDADE, ou você acha que Ele não teve seus 15 e 16 anos? Havia algo de costume na época entre os judeus que era o Bar Mitzvá (que, resumindo, era como as festas de 15 anos - apresentação do filho a sociedade), nessa cerimônia o pai lançava bençãos sobre seu filho. Jesus não teve o seu, Ele era pobre (Lc 2:7). Você acha que por não ter isso Jesus entrou no quarto chorando e disse pra Maria e José que faria greve de fome até eles arranjarem dinheiro pra fazer a cerimônia? Não! Jesus foi submisso aos seus pais, até nesse momento, mesmo sendo Deus.
Jesus também chegou a idade dos 20 e poucos anos. Nessa época, eu me permito imaginar, Jesus como um homem "pintoso" (como, nós, cariocas, chamamos os homens bonitos). Pensa comigo, Ele era marceneiro, logo, fazia muita força e tinha os braços e abdomen malhados, era moreno-cor-de-tijolo (pense no local onde ele morava - Oriente) e deveria ter aquele nariz típico de judeu - grande. Jesus poderia até ser bonito, mas não chamava atenção por sua aparência (Is 53.2). Eu, pelo menos, conheço várias pessoas que são bonitas, mas não reconhecidas por isso. Naquela época, suponho que muitos pais gostariam de casar suas filhas com Jesus e que muitas meninas deveriam arrastar asa pra Ele. Por que não? Mas Ele foi entregue sem pecado, inclusive esse tipo de pecado que com certeza você já sacou a essa altura da leitura. Jesus não tinha pensamentos impuros com as filhas dos vizinhos, por exemplo. Jesus foi santo EM TUDO, e isso inclui a mente.

* Abro um momento aqui, porque imagino que alguns meninos estejam lendo isso, e por mais que seja improvável, creio que alguém pode pensar: "Mas, poxa Sthefany, Ele era Jesus, né.. Eu sou só eu. Jesus tinha como não pecar com a mente, mas eu não". Boys, imagino que pra vocês seja muito complicado o fato do pecado que rola dentro da mente, principalmente quando ele é ligado a área sexual. Não deve ser fácil, mas tenha sempre Jesus como exemplo. Você consegue cogitar a hipótese de Jesus se masturbar, por exemplo? Eu não consigo. Ele era SANTO e isso é santidade, guardar o seu corpo. Lembre-se SEMPRE que Deus NUNCA te dá algo que você não possa suportar. *

E, enfim, Jesus alcançou a casa dos 30. Nessa época, ocorreram as coisas mais fantásticas que poderiam haver sobre a face da Terra! Vou dividir em tópicos essas coisas, pra ficar mais fácil (claro que não caberiam todas aqui, então separei as mais marcantes pra mim):

> Jesus se batizou.
> Inicia-se o ministério de Jesus.
> 12 homens são escolhidos para levar o Evangelho.
> Milagres acontecem.
> Um traidor surge dentre os 12.
> Um inocente é condenado.
> O mesmo inocente é morto.

Desses, quero reservar os dois últimos. Jesus era INOCENTE. Ele se tornou culpado por nós, mas Ele mesmo, em nada havia errado. Cristo ainda era homem quando sofreu na cruz, e antes dela também. Antes de morrer Ele apanhou MUITO (Mt 27:26-43). Você nem eu conseguiríamos passar 5 minutos pelo que Jesus passou. No momento em que a cruz foi levantada, aquele homem sem pecados teve sobre si TODO o pecado da humanidade (isso inclui os erros que se iniciaram no Éden e se seguem pelos dias de hoje até que Ele volte). Todo pecado que está no estupro, assassinato, roubo, desobediência, insubmissão, infidelidade, tortura e tantos outros Ele suportou naquele momento. Na cruz não havia só um homem dilacerado com as vestes rasgadas, havia um homem que além disso via, naquele exato momento, todos esses pecados de uma só vez. Esse foi Jesus, como homem.

Por um minuto só, pare e pense sobre tudo isso. Veja Ele por esse prisma. Tão homem quanto você e eu. Tão passivo de dor, de doenças da infância, de tombos físicos (como qualquer criança). Ele era tão passivo de erro quanto eu e você, mas não errou.
Toda vez em que você for procurar um exemplo para seguir, por favor, não olhe para o Anderson Silva, para a Lady Gaga, para o Obama, para a Kate Middleton. Olhe para Cristo e veja nEle o maior exemplo a ser seguido por nós. Se baseie nesses princípios para alicerçar sua vida (espiritual, emocional e material). Tenha por esse homem e triplo do que você tem pela pessoa que você mais admira, seja ela quem for. Ele é merecedor da sua admiração, da sua devoção, do seu amor.

"Senhor, que nesses corações que conseguiram ler até o final dessa postagem haja nesse momento o mover do Teu doce e amável Espírito Santo. Que essa vida, tão preciosa, tão especial, que nesse momento lê essa oração em silêncio, haja um renovo, que o Teu Fogo queime nesse coração. Jesus, por tudo que Tu és, nós Te damos graças. Tu, e somente Tu, és digno de nosso amor. Perdoa-nos por trocar a Tua presença por qualquer outra coisa. Sabemos que Tu podias muito bem ter 'largado o barco', enquanto foi homem, porque o Senhor foi tentado em tudo, que nós também somos, e não pecou, diferente de nós, que sempre erramos. Obrigada por Tua infinita bondade sobre nossas vidas e que o Teu nome seja honrado em nós. Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...